Pomodoro é tomate em italiano. Quem não gosta de tomates? Molho de tomate com macarrão bem cozidinho é perfeito, talvez um dos meus pratos prediletos.
Mas além do fruto, Pomodoro também é um método de trabalho que busca a eficiência e o respeito ao nosso corpo e mente. Este método quebra o nosso tempo de trabalho em intervalos de 25 minutos, e após cada intervalo temos 5 minutos de descanso. Isso ajuda a nossa mente a se acostumar a trabalhar intensamente por 25 minutos sem distrações (como mensagens, emails e outros) e depois relaxar por 5 minutos, fazendo com que a nossa agilidade mental aumente.
Eu testei esta técnica e a minha produtividade no trabalho aumentou muito, toda manhã eu chego no trabalho e crio a minha lista de tarefas para o dia, ou para a manhã, dependendo da necessidade. Depois, dedico cada tarefa à um pomodoro diferente e começo a trabalhar. Durante o pomodoro eu não checo o Facebook, nem mensageiros por exemplo, e isso faz com eu fique totalmente focado na tarefa. Depois, no descanso de 5 minutos, eu respondo pessoas, uso o banheiro, preparo outro café.
São 6 os estágios nesta técnica:
- Decidir as tarefas que serão feitas;
- Iniciar o temporizador para X minutos (tradicionalmente são os 25 citados acima), para isso há uma infinidade de aplicativos e websites que podemos usar, como por exemplo este: http://tomato-timer.com ;
- Trabalhar na tarefa até o temporizador chegar ao fim. Se alguma distração vier à sua cabeça, escreva num bloco de notas para fazer depois, mas volte à tarefa imediatamente para não perder o foco;
- A cada pomodoro, descanse por 5 minutos. A cada 4 ou 5 pomodoros, descanse por meia hora ou vá almoçar.
Com isto verá que sua produtividade irá aumentar e também fará com que você seja mais organizado, pois com o tempo será mais fácil listar a lista de tarefas do dia e saber estimá-las em tempo para que possamos encaixá-las nos pomodoros.