Entendendo o lugar onde vivemos

Eu sempre me perguntei as mesmas coisas desde criança. De onde viemos? O que é o universo? Como tudo começou?

Eu posso dizer que eu nunca acreditei em um deus, desde pequeno eu sempre coloquei a ciência em primeiro lugar e nunca consegui acreditar em uma entidade que controla tudo.

Confesso que foram tempos difíceis, todos os meus amigos tinham uma religião, todos acreditavam em seus deuses e com isso obtinham uma espécie de “conforto divino” onde podiam se apoiar nos momentos difíceis e podiam dar crédito à esta entidade para coisas inexplicáveis.

Veja bem, não estou sendo irônico, mas na visão de um ateu as coisas se tornam muito mais complexas. Tomando com exemplo o início do universo, eu conseguiria enumerar centenas, quiçá milhares, de perguntas sobre o assunto. Como começou o universo? Como foi o Big Bang? Na visão de um pessoa que possui uma religião, pode ser dito que foi um deus que criou o universo, fazendo com que a interpretação da vida seja mais simples.

Isso é difícil de entrar na cabeça de uma criança, ainda mais na minha que sempre me interessei no assunto.

Com isso em mente eu fui atrás das tais religiões que existiam ali ao meu redor. Li bastante sobre espiritismo, li livros sobre Alan Kardec, Chico Xavier, até mesmo livros psicografados de histórias que se passavam no Egito Antigo. Depois passei pro cristianismo, entrei pra uma cataquese, estudei a bíblia, fui em missas. Cheguei até a ler trechos do corão e sobre o budismo.

Eu concordei com algumas coisas no meio disso tudo, o conceito cristão de ter amor ao próximo é maravilhoso. Amar ao próximo ajudaria muito esse mundo, assim como outros inumeros conceitos, que não são necessariamente religiosos, mas que são transmitidos pelas religiões.

Mas mesmo depois disso tudo eu ainda não acreditava em um deus. E cresci assim. Isso fez com que a ciência fizesse muito sentido para mim. Entender como as coisas funcionam talvez dê à humanidade um sentido e a presença de um deus talvez se torne desnecessária.

Talvez.

Recentemente eu tenho lido muito sobre como as coisas funcionam. Eu comecei com “A Brief History of Time”, do fenomenal Stephen Hawking e realmente abriu minha mente. Depois de ler este livro eu decidi aprofundar-me em alguns conceitos antes de partir para o próximo livro.

Eu vou usar esse blog para postar o resultado de cada sessão conforme eu vá estudando. Estudarei coisas como espaço-tempo, buracos-negros, grande atrator, teorias e etc.

Em breve.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s