O jovem do futuro

10 de Dezembro de 1947

Teve um dia que eu decidi viajar, talvez escrever alguma coisa, tem uns bares legais na praia, pensei. Muita gente vai até a praia só para olhar o mar. Eu sou um deles.

Havia um tal menino no mesmo bar, me perguntou se eu topava dividir a mesa. Disse que sim, mas que estava afim de ficar em silêncio. Ele sentou, mas não ficou em silêncio, dizia que ia ser divertido tomar banho de sol e quem sabe pegar uma cor. Sabe como é, gente de escritório não tem cor.

O garçom me chamou de rei. Onde eles aprendem a ser tão gentis? O menino queria água de côco. Eu fui de cerveja. Pedimos comida, já era hora do almoço. O cheiro de comida era delicioso.

A tarde foi ótima, vimos o pôr-do-sol juntos. Ele me explicou que a Terra é redonda e que o mar tem ondas por causa da Lua. Ele gosta de astronomia, assim como eu.

Na hora de ir embora ele me perguntou se podia pegar o trem comigo, disse novamente que sim, tocava Ary Barroso, fomos ouvindo e conversando. Ary Barroso sim é um rei.

No caminho ele me contou que era do futuro, que viajava para o passado pra poder ter um pouco de paz. A vida no futuro é difícil, dizia ele, as praias estão sujas e é perigoso dormir na areia, e há guerras por todo lado por causa da falta de água.

Cheguei em casa e o menino já não existia mais. Deve ter voltado pro futuro. Eu não entendi muita coisa do que ele me contou, guerra e tristeza por todo lado.

Olhei no jornal do dia anterior, dizia que Roosevelt declarou guerra ao Japão, em resposta ao ataques em Pearl Harbor.

O que pode ficar pior?, pensei.

 

Advertisements

One thought on “O jovem do futuro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s